Big Data da Cultura: pesquisadores do CCCult apresentam resultados parciais à Secult/CE

Pesquisadores(as) do Programa Cientista-Chefe da Cultura (CCCult) realizaram na última quarta-feira (18/09) uma reunião com a gestão da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult/CE) para a apresentação dos resultados parciais de um dos entregáveis do CCCult, o “Big Data da Cultura – Monitoramento e Avaliação de Impacto”. A plataforma usa técnicas avançadas de coleta e análise de grandes volumes de dados para entender, monitorar e avaliar o impacto de iniciativas culturais do Ceará.

O Big Data da Cultura atuará como uma funcionalidade do Mapa Cultural do Ceará, através de um software que se integra a esses dados. O objetivo é fazer com que a gestão municipal consiga visualizar de forma prática os dados do seu município, fazer o cadastramento do plano de cultura e entender a posição da cidade no contexto da microrregião, da macrorregião e no contexto do Ceará. “O Estado tem uma grande ferramenta, que é o Mapa Cultural do Ceará. É uma grande base de dados e que é bastante abrangente, com múltiplos agentes culturais cadastrados. Então a gente foi se aprofundando nessa ferramenta, estudando, colaborando com a equipe”, explicou o pesquisador Alysson Diniz dos Santos (UFC). Ele é cientista da área de experiência do usuário e atua em parceria com a professora Georgia Cruz (UFC) orientando bolsistas de graduação e graduados.

A ferramenta será importante para que a gestão da Secult/CE consiga ter uma visão gerencial, observando dados do Estado inteiro. Embora já existisse uma coleta de dados e de análise, previamente feita em estudos anteriores, a ideia é que essa ferramenta ajude nesse processo, tornando-o mais simples e com menos retrabalho para gestores da Secult/CE dos municípios.  A Assessora de Projetos Especiais da Secult/CE, Valéria Cordeiro, participou da reunião de apresentação de resultados e destacou a importância da iniciativa para a gestão cultural. “O fato do gestor e do agente cultural conseguirem se ver, fazer sua avaliação e planejamento a partir de uma plataforma séria, de referência, vai colaborar para uma mudança de paradigma na gestão cultural”, disse Valéria.

O Big Data da Cultura representa um avanço na segurança das informações que serão apresentadas aos diversos atores do campo cultural, cruzando com dados mais robustos e validados. A plataforma otimiza processos de transparência do processo da gestão municipal, dados protegidos das questões partidárias e que são constantemente atualizados. Entre os cientistas participantes da reunião, estavam presentes o professor Davi Romero de Vasconcelos, do curso de Sistemas de Informação do campus de Quixadá, da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Franderlan Campos Pereira (UFC).




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *