O Guia Inclua Cultura, uma ferramenta de diagnóstico e recurso para identificação e mitigação de potenciais riscos de reprodução de desigualdades sociais, foi apresentado durante o Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as, o COPENE 2024. O evento foi sediado na cidade de Belém do Pará, no período de 09 a 13 de setembro de 2024, com o tema: a dimensão pública do racismo: desigualdades, reparação e equidade.
Na ocasião, o pesquisador do Programa Cientista-Chefe da Cultura (CCCult), Leandro Bulhões, discutiu as possibilidades de articulação entre produção/gestão cultural não formal e insurgente com o estado e as políticas públicas de ação afirmativa. Ele destacou o papel do Guia Inclua da Cultura como uma ferramenta potente de inclusão social na gestão pública cultural.
Leandro Bulhões participou da mesa “Aquilombamento, tecnologia ancestral: contemporaneidade, perspectiva histórica e cultural nos sistemas de organização social da população negra”, com as pesquisadoras e produtoras culturais Stefane Souto e Maria do Socorro Almeida Nascimento. De acordo com o pesquisador, o Guia Inclua da Cultura, desenvolvido pelo CCCult em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) começará a ser utilizado pelas gestoras e gestores dos equipamentos culturais no estado do Ceará a partir do mês de outubro.