Como parte das atividades do semestre 2024.2, na última sexta-feira (25/10), integrantes do Programa Cientista-Chefe da Cultura (CCCult) realizaram um momento de formação, promovido por pesquisadores(as) do Eixo2: Análise de Bases Jurídicas da Inclusão e do Fomento da Cultura. A oficina “Gestão cultural insurgente e Gestão Pública da cultura” foi realizada das 14h às 17h no Museu da Imagem e do Som, em Fortaleza. A pesquisadora e produtora cultural Stefane Souto compartilhou com a equipe orientações e suporte teórico às práticas do CCCult, por meio de suas investigações sobre ”gestão cultural insurgente” e “aquilombamentos”. A atividade contou com roda de conversa com um primeiro momento de escuta sobre as entregas e perspectivas dos três Eixos de pesquisa do CCCult, seguido de bate papo com a pesquisadora com considerações, reflexões e possíveis propostas. A Atividade é parte do planejamento de formação interna do Subgrupo “Diversidade e ações afirmativas”, do Eixo 02 do Programa.
A questão negra em evidência no Ceará: no dia 22 de outubro, nas dependências do Curso de História da Universidade Federal do Ceará (UFC), foi realizada a oitava Roda de Conversa do Curso de Extensão, intitulada “Gestão Cultural“. Sob a mediação de Leandro Bulhões (CCCult), a coordenadora do Núcleo de Políticas Afirmativas do Instituto Mirante, Lilica Santos, falou sobre a importância do cumprimentos das políticas públicas para o reconhecimento dos sujeitos para a efetivação de uma cultura inovadora e inclusiva, para além das instituições oficiais e dos territórios centrais. Stéfane Souto, Produtora Cultural, trouxe a importância da gestão cultural insurgente, teorizada por meio do conceito de aquilombamento cultural.
A atividade contou com a presença de um público ativo e interessado no entendimento de uma gestão cultural inovadora a partir da execução das ações afirmativas que tenha parâmetros de ações para além das instituições convencionais a fim de atualizar conceitos e práticas que sejam plurais e inclusivas. Na atividade estiveram presentes Alexandre Barbalho, Alexandre Fleming e Arilson dos Santos Gomes, pesquisadores do CCCult.
Visita guiada ao CCBJ: antes de participar da atividade de formação, a pesquisadora Stéfane Souto também conheceu de perto as atividades do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ). A visita foi guiada pelo pesquisador Arilson dos Santos Gomes, integrante do Programa Cientista-Chefe da Cultura (CCCult). Na ocasião, foram apresentados pelo gestor do espaço, Marcos Levi Nunes e João, integrante da gestão, os projetos desenvolvidos pelo CCBJ e os seus resultados. Foram destacadas a relevância e a diferença que as atividades realizadas pelo equipamento têm efetuado no território e na vida de quem visita o lugar e participa das atividades propostas. “É um espaço que desde sua origem conta com o protagonismo e a participação social da comunidade”, destacou Arilson.



