Pesquisadores(as) do Programa Cientista-Chefe da Cultura (CCCult), uma iniciativa da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), tiveram trabalhos científicos aprovados em dois importantes eventos que discutem gestão e políticas culturais.
O primeiro deles é o XIV Seminário Internacional de Políticas Culturais, que será realizado de 30 de junho a 4 de julho pela Fundação Casa de Rui Barbosa, no Rio de Janeiro. No total, 214 propostas farão parte do evento, que em 2025 celebra os 20 anos do Cultura Viva, com mesas especiais sobre essas políticas públicas e seu impacto na diversidade cultural e na inclusão social. Os trabalhos aceitos foram:
📌 “Os Laboratórios De Criação Da Escola Porto Iracema Das Artes e o Mercado De Trabalho: alguns apontamentos”. Autores/as: Alexandre Barbalho, Beatriz Perote Fernandes, Bruna Costa Silva do Nascimento e Isaac Pipano.
📌 “Cidadania cultural e políticas de formação: reflexões sobre as Escolas Livres no Ceará (2022-2024)”. Autores/as: Ernesto Gadelha; Adson Rodrigo Silva Pinheiro e José Carlos Lázaro.
📌 “Ceará – feminino – da cultura a participação das mulheres na elaboração de políticas públicas de cultura no ceará: um olhar sobre experiências pioneiras de formação”. Autoras: Natasha Danielly Carvalho Faria e Zaneir Gonçalves Teixeira.
📌 “O Programa Cientista-Chefe da Cultura no estado do Ceará e as ações afirmativas na gestão cultural”. Autores: Arilson dos Santos Gomes, Leandro Santos Bulhões de Jesus e Rosa Cristina Primo Gadelha
📌 “O processo administrativo de tomada/prestação de contas no campo da cultura: estudo de caso da Secult/CE”. Autores/as: Zaneir Gonçalves Teixeira, Gretha Leite Maia e Vítor de Melo Studart.
📌 “Explorando dados da Economia Municipal da Cultura: o limite da formalidade e dados possíveis”. Autores/as: Marcelo Ponte Barbosa, José Carlos Lázaro.
Outro importante evento é o 3º Congresso Latino-Americano de Gestão Cultural, que será realizado entre os dias 21 e 24 de outubro de 2025 na cidade de Guadalajara, no México. O evento é promovido pela Rede Latino-Americana de Gestão Cultural, RedLGC e a Universidade de Guadalajara. Com o tema “Ação cultural para a transformação social”, o objetivo é debater coletivamente as implicações conceituais, metodológicas, operativas, políticas, éticas e estéticas de uma ação cultural orientada à transformação social, a partir das experiências, contribuições e aprendizados dos e das agentes culturais, com vistas à geração de acordos que sirvam como roteiro da gestão cultural latino-americana. Para este evento foram aprovados os trabalhos:
📌 “Escolas Livres da Cultura: uma política de fomento a iniciativas de formação cultural”. Autores/as: Ernesto Gadelha, José Carlos Lazaro e Alexandre Barbalho.
📌 “Programa Cientista-Chefe da Cultura no Estado do Ceará: um projeto do Brasil para o mundo”. Autores/as: Ivânio Ivânio Lopes de Azevedo Júnior, Luisa Cela e Ligia Coeli Silva Rodrigues
📌 “Ecossistemas Culturais: Vida e Resistencia do Reggae e sua Comunidade no Ceara, Brasil”. Autores/as: Jose Carlos Lazaro Emanuelly Oliveira Juliana Xavier.
📌 “Relações entre o investimento público na cultura e as atividades econômicas e culturais em municípios do Estado do Ceará, Brasil”. Autores/as: Marcelo Ponte Barbosa, Jose Carlos Lazáro, Ivânio Azevedo Junior.
Um outro trabalho foi aprovado na 23ª Conferência Internacional sobre Economia Cultural, organizada pela Associação Internacional de Economia Cultural (ACEI), realizado de 24 a 25 de junho na Holanda. Intitulado “Exploring Cultural Economic Municipal Metrics in Global South: a case in Ceará, Brazil”, a pesquisa é de autoria de Marcelo Ponte Barbosa, Jose Carlos Lazáro, Ivânio Azevedo Junior. E na X Conferência Latino-americana e caribenha de Ciências sociais – CLACSO, de 9 al 12 de junho de 2025, em Bogotá, na Colômbia. O trabalho aprovado foi “Repactuar o patrimônio: Políticas de inclusão e de reparação histórica na gestão Pública da Cultura”, de Leandro Bulhões.

