Produção científica divulgada em evento internacional: pesquisadores(as) do CCCult apresentam artigos em evento no México

Pesquisas feitas no Programa Cientista-Chefe da Cultura (CCCult) estão sendo apresentados durante esta semana no 3º Congresso Latino-Americano de Gestão Cultural, realizado entre os dias 21 e 24 de outubro de 2025 na cidade de Guadalajara, no México. O evento é promovido pela Rede Latino-Americana de Gestão Cultural, RedLGC e a Universidade de Guadalajara. Com o tema “Ação cultural para a transformação social”.

O objetivo é debater coletivamente as implicações conceituais, metodológicas, operativas, políticas, éticas e estéticas de uma ação cultural orientada à transformação social, a partir das experiências, contribuições e aprendizados dos e das agentes culturais, com vistas à geração de acordos que sirvam como roteiro da gestão cultural latino-americana.

Para este evento foram aprovados os seguintes trabalhos, que serão apresentados em formato de seminários:

“Escolas Livres da Cultura: uma política de fomento a iniciativas de formação cultural”
Autores/as: Ernesto Gadelha, José Carlos Lazaro e Alexandre Barbalho.

Programa Cientista-Chefe da Cultura no Estado do Ceará: um projeto do Brasil para o mundo
Autores/as: Ivânio Ivânio Lopes de Azevedo Júnior, Luisa Cela e Ligia Coeli Silva Rodrigues

“Ecossistemas Culturais: Vida e Resistencia do Reggae e sua Comunidade no Ceara, Brasil”
Autores/as: Jose Carlos Lazaro Emanuelly Oliveira Juliana Xavier.

“Relações entre o investimento público na cultura e as atividades econômicas e culturais em municípios do Estado do Ceará, Brasil”
Autores/as: Marcelo Ponte Barbosa, Jose Carlos Lazáro, Ivânio Azevedo Junior.

Sobre o CCCult
O Cientista-Chefe da Cultura é um programa da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUCAP), que visa integrar o conhecimento acadêmico e científico com as políticas culturais, com o objetivo de promover a inclusão social.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *