Pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC) apresentaram nesta terça-feira (04/11), as atividades desenvolvidas na plataforma DocumentaCE, um subprojeto que integra as ações do Programa Cientista-Chefe da Cultura (CCCult). O compartilhamento das ações foi realizado no Laboratório de Experiência Digital (LED), do Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Design da UFC, em Fortaleza. As atividades de pesquisa são orientadas pelo cientista Esequiel Mesquita, professor do curso de Arquitetura e referência em estudos do uso de tecnologias para a preservação do patrimônio histórico.

Antônio Gabriel (UFC) apresentou a palestra “Da nuvem de pontos ao HBIM: aplicação em casos do patrimônio do Ceará”. O projeto que integra as ações do CCCult entende a preservação do patrimônio cultural edificado como fundamento para promover acesso a cultura e história, e desenvolve atividades que buscam preservar as edificações, a exemplo de levantamento de campo, produção de nuvens de pontos, modelagem BIM, desenvolvimento de planos de manutenção e análises do desempenho térmico desses bens.
O pesquisador Samuel da Conceição (UFC) discutiu sobre “Entre o Real e o Digital: explorando novas formas de vivenciar a cultura”, com uma apresentação que mostrou o trabalho que vem sendo desenvolvido pela equipe de interações do CCCult, especificamente no que diz respeito aos passeios virtuais do Theatro José de Alencar e a Gruta de Ubajara. O objetivo foi demonstrar como interações digitais podem ser ferramentas de transmissão cultural e aproximação das pessoas com o patrimônio cultural do Estado.
➡️ Sobre o CCCult
O Cientista-Chefe da Cultura é um programa da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), que visa integrar o conhecimento acadêmico e científico com as políticas culturais, com o objetivo de promover a inclusão social.

