CCCult participa de seminário que debate caminhos para construção de instituições culturais antirracistas

Pesquisadores(as) do Programa Cientista-Chefe da Cultura (CCCult) participarão, no próximo dia 26 de agosto, do Seminário “Tramando Redes de Políticas Afirmativas na Cultura”, no Museu da Imagem e do Som, em Fortaleza. A programação é gratuita e ocorre das 8h30 às 17h, com foco na discussão de práticas e estratégias para a construção de instituições culturais comprometidas com a equidade racial. 

A atividade, realizada pelo Instituto Mirante e a Secretaria da Cultura do Ceará, é voltada para pessoas trabalhadoras e agentes do campo cultural. As inscrições podem ser feitas por meio de formulário online

No período da manhã haverá a apresentação da Assessoria de Políticas Afirmativas e Articulação Comunitária do Instituto Mirante e a partilha “Como construir uma organização antirracista?”, com Hilário Ferreira e mediação de Iana Soares, diretora executiva do Instituto Mirante. O lançamento de um panfleto antirracista produzido em parceria com artistas negros e negras cearenses também integra a programação.

A partir das 14h serão apresentadas as experiências sobre a aplicação do Guia, um instrumento que foi elaborado e aplicado por sete bolsistas do CCCult e feito em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (IPEA). A condução será feita pelo professor Arilson dos Santos Gomes (Unilab), que foi um dos coordenadores do Guia, e pela pesquisadora Sy Gomes Barbosa (UFC). Além disso, será um momento para comentar as contribuições feitas aos Planos de Ações Afirmativas na Rede de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece).

O Seminário é uma iniciativa da Assessoria de Políticas Afirmativas e Articulação Comunitária, por meio do Núcleo de Políticas Afirmativas (NUPA), e integra o Programa Estratégia Antirracista — uma ação que vem promovendo formações teóricas e práticas para pessoas gestoras dos equipamentos culturais geridos pelo Instituto Mirante. 

A atividade conta com a parceria da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), por meio do Programa Cientista-Chefe da Cultura (CCCult), além do Instituto Dragão do Mar (IDM) e do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea).

Letramento racial

Entre julho e agosto de 2024, os oito equipamentos culturais da Secretaria da Cultura do Ceará geridos em parceria com o Instituto Mirante participaram do ciclo formativo para letramento racial, ministrado pelo professor e pesquisador Hilário Ferreira. Na sequência, a partir da consultoria com o referido professor, foi elaborada uma proposta de diretrizes raciais para a organização. “O Seminário dá continuidade a esse processo, abrindo espaço para o diálogo com pessoas que são referência na luta antirracista, tanto no Ceará quanto em outras regiões do país”, explica Dediane Souza, coordenadora da NUPA.

Sobre o Guia Inclua 

O Guia Inclua Cultura foi lançado em junho de 2024 e resultou em um documento que orienta como combater, por meio de ações afirmativas, as desigualdades sociais, étnicas, raciais, de gênero e de território. O seu uso não se restringe ao Ceará, já que o Guia pode ser utilizado por qualquer organização ou instituição que tenha a Gestão da Cultura como sua área atuação no país.

Programa Estratégia Antirracista

Criado para fortalecer uma cultura organizacional baseada na valorização da diversidade e na promoção da equidade racial, o programa reúne ações de apoio e desenvolvimento voltadas a trabalhadores(as/es) negros(as/es), contribuindo para o fortalecimento de suas trajetórias profissionais e pessoais.

Núcleo Políticas Afirmativas (NUPA) do Instituto Mirante

Compõe a Assessoria de Políticas Afirmativas e Articulação Comunitária da instituição e é responsável pelo acompanhamento das ações afirmativas do Instituto Mirante. Possui atualmente dois eixos de atuação, que contemplam “raça e cultura” e “gênero, diversidade e cultura”. Vem desenvolvendo um conjunto de estratégias de combate à discriminação e de promoção aos direitos humanos e ao acesso e a permanência nas políticas culturais em dialogo com coletivos e trabalhadores dos equipamentos culturais da Secult Ceará geridos pelo Instituto Mirante.

Serviço: Seminário “Tramando Redes de Políticas Afirmativas na Cultura”
📅 Data: 26/08/2025 (terça-feira)
⏰ Horário: 8h30 às 17h
📍 Local: Museu da Imagem e do Som do Ceará (Av. Barão de Studart, 410, Meireles – Fortaleza) 

Público-alvo: Público em geral e gestoras e gestores dos equipamentos culturais da Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Estado do Ceará (RECE).

Programação

8h30 – Café da manhã 

9h30 – Abertura institucional

10h – Apresentação da Assessoria de Políticas Afirmativas e Articulação Comunitária do Instituto Mirante

10h30 – Partilha de experiência: “Como construir uma organização antirracista?”, com Hilário Ferreira e mediação de Iana Soares

12h – Almoço 

14h – Apresentação de experiências da aplicação do Guia Inclua da Cultura e de Planos de Ações Afirmativas na RECE, com representantes da Secult Ceará, do Instituto Dragão do Mar, do Instituto Mirante, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e do Cientista Chefe da Cultura (CCCult)

17h – Café da tarde de encerramento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *