O artigo intitulado “Automação de Processos de Negócios no Setor Cultural: Uma experiência do Programa Cientista Chefe da Cultura” (disponível aqui) recebeu o prêmio de 1º lugar na Trilha de Indústria e Inovação (TII) do XXXI Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI 2025). O evento foi realizado de 19 a 23 de maio em Recife.
O trabalho foi realizado pelos pesquisadores Jeferson Vieira, Davi Vasconcelos, Marcos Ortiz, Alysson Diniz dos Santos, Georgia Pereira, Amanda Mendes e Natasha Farias. A pesquisa relata como foi o desenvolvimento do Sistema de Gestão de Processos para atender às necessidades do Instituto Mirante, que enfrentava desafios quanto à automação de processos administrativos.
Ferramenta Mirante Digital
Com o objetivo de integrar os sistemas utilizados para gerenciar informações, a ferramenta desenvolvida no âmbito das pesquisas do Programa Cientista-Chefe da Cultura (CCCult), atende às as necessidades específicas da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult/CE), contribuindo para a eficiência e transparência na gestão cultural.
O CCCult é um programa da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), que visa integrar o conhecimento acadêmico e científico com as políticas culturais, com o objetivo de promover a inclusão social.
