Pesquisadores(as) do Programa Cientista-Chefe da Cultura (CCCult) estiveram no Rio de Janeiro no período de 30 de junho a 04 de julho, participando das atividades do XIV Seminário Internacional de Políticas Culturais. A atividade foi organizada pela Fundação Casa de Rui Barbosa, no Rio de Janeiro. Ao todo, seis pesquisas diretamente ligadas ao CCCult foram apresentadas no evento.
O trabalho intitulado “O Programa Cientista-Chefe da Cultura no estado do Ceará e as ações afirmativas na gestão cultural” foi desenvolvido por Arilson dos Santos Gomes, Leandro Santos Bulhões de Jesus e Rosa Cristina Primo Gadelha. O pesquisador Alexandre Barbalho, da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e CCCult, apresentou o estudo Públicos de artes visuais: o caso da Pinacoteca do Ceará, oferecendo uma perspectiva regional sobre o comportamento e perfil dos públicos culturais. A apresentação foi realizada durante a Mesa Redonda intitulada “Informações e práticas culturais: A potencialidade das informações e a multiplicidade das pesquisas em práticas culturais”.
Entre os trabalhos apresentados, estava a pesquisa intitulada “Os Laboratórios De Criação Da Escola Porto Iracema Das Artes e o Mercado De Trabalho: alguns apontamentos”. O estudo foi realizado por Alexandre Barbalho, Beatriz Perote Fernandes, Bruna Costa Silva do Nascimento e Isaac Pipano.
Os pesquisadores Ernesto Gadelha, Adson Rodrigo Silva Pinheiro e José Carlos Lázaro apresentaram os resultados do estudo “Cidadania cultural e políticas de formação: reflexões sobre as Escolas Livres no Ceará (2022-2024). E as autoras Natasha Danielly Carvalho Faria e Zaneir Gonçalves Teixeira discutiram o tema “Ceará – feminino – da cultura a participação das mulheres na elaboração de políticas públicas de cultura no ceará: um olhar sobre experiências pioneiras de formação”.
O processo administrativo de tomada/prestação de contas no campo da cultura da Secult/CE foi objeto de estudo para Zaneir Gonçalves Teixeira, Gretha Leite Maia e Vítor de Melo Studart. E ainda no campo da economia da cultura, os pesquisadores Marcelo Ponte Barbosa e José Carlos Lázaro levaram ao evento o estudo intitulado “Explorando dados da Economia Municipal da Cultura: o limite da formalidade e dados possíveis”.
Sobre o CCCult
O Cientista-Chefe da Cultura é um programa da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), que visa integrar o conhecimento acadêmico e científico com as políticas culturais, com o objetivo de promover a inclusão social.







