Uma pesquisa sobre ações afirmativas no campo cultural, que estuda a presença e atuação de pessoas negras e quilombolas na Casa de Saberes Cego Aderaldo em Quixadá (CE), será lançada na próxima segunda-feira (25/08).
O estudo integra a lista de publicações do E-book intitulado “Experimentações do Patrimônio V: Interfaces e Conexões Atlânticas”, que propõe um mergulho nas discussões contemporâneas do campo do patrimônio cultural, conectando experiências e saberes entre Brasil, Portugal e países da África lusófona.
O trabalho escrito por Arilson dos Santos Gomes (Unilab), Leandro dos Santos Bulhões de Jesus (UFC) e Manuella Martha Costa Matos (UNIFOR), foi elaborado a partir da ação de integrantes da equipe de pesquisa do Projeto “Cultura, Inovação e Inclusão Social no Ceará”, vinculado ao Programa Cientista-Chefe da Cultura (CCCult) do Estado do Ceará.
O texto analisa, por meio de interpretação visual gráfica e de relatos, o perfil dos frequentadores do espaço cultural Casa de Saberes Cego Aderaldo (CSCA) de Quixadá, entre janeiro e abril do ano de 2024, com enfoque à presença das populações negras e quilombolas no espaço cultural delimitado.
Sobre a obra
Organizada por Hilda Jaqueline de Fraga, Claudira do Socorro Cirino Cardoso, Éverton Reis Quevedo e Véra Lucia Maciel Barroso, a publicação reúne investigações nacionais e internacionais que refletem sobre os direitos à memória e à cultura sob diferentes perspectivas. O evento de lançamento é promovido pelo Centro Histórico-Cultural Santa Casa de Porto Alegre e conta com a conferência “Brasil iconoclasta: história dos ataques políticos ao patrimônio cultural”, ministrada pelo Prof. Dr. Paulo Knauss (UFF/IHGB), que propõe uma análise crítica sobre os impactos dos atos de destruição simbólica e o papel da cultura na construção de direitos no país.
Sobre o CCCult
O Cientista-Chefe da Cultura é um programa da @funcapce, a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), que visa integrar o conhecimento acadêmico e científico com as políticas culturais, com o objetivo de promover a inclusão social.